domingo, 15 de fevereiro de 2009

SARUEL, JODHPUR E HAREM PANTS?

MODELOS VERÃO 2010







Alguns amam, outros odeiam. A calça saruel ainda é uma peça "polêmica", e como se não bastasse ainda vem cheia de "regras" para sua utilização. Já que possui modelagem diferenciada, alguns consultores de moda vetam esse tipo de peça para pessoas baixas ou que estão com alguns quilinhos a mais.

A saruel tem origem oriental. A peça foi inspirada no traje religioso da parte norte da África (mais precisamente o Marrocos). O seu diferencial é facilmente detectado, já que o gancho é bem baixo podendo até virar uma "calça-saia". A maior vantagem dessa peça é o conforto que ela proporciona. Maior prova disso é que a saruel foi adotada pelos praticantes da ioga.

Depois da saruel, outras calças com modelagens inspiradas nos países orientais "surgiram", como a jodhpur e as harem pants.

A jodhpur, que possui volume na área dos quadris e afunila até o tornozelo, originou-se na Índia, com afinidade de dar mais conforto e movimento às pernas durante a prática da equitação.

As Harem Pants possuem formas largas que se ajustam nos tornozelos por elásticos ou algum tipo de abotoamento. Apesar do nome e forma terem vindos, também, do oriente, a peça foi criada por um rapper americano, MC Hammer, e ficou popular no início dos anos 90. Hoje, já existe uma variação das harem pants, os harem shorts, que seguem a mesma lógica.

Há algumas temporadas, essas modelagens vieram à tona nos desfiles internacionais e começaram a conquistar o mundo inteiro (confira a galeria de fotos). As jodhpurs, saruel e harem pants aparecem em Denim e em vários outros tecidos. Agora, mais do que confirmado, aparecem nas ruas da Europa e nas novas coleções (verão 2010) de grandes marcas, mas de um novo jeito: mesclados (saruel com harem pants; jodhpur com saruel, fica até difícil identificar os modelos e atribuir um nome) ou como nas ruas, que para compor o look alguns fashionistas (homens) utilizam a calça skinny ou reta com a cintura deslocada para dar efeito "saruel".