sexta-feira, 11 de abril de 2008

TENDÊNCIA OUTONO INVERNO 2008

Formas

Ampulheta: uma das mais usada pelas grifes internacionais. Vestidos com cintura bem marcada, casacos (sobretudo) que podem ser usados como peça única, corte impecável, modelagem que valoriza as formas do corpo.

Forma de ovo: “EGG SHAPE”, traz uma nova versão do balone.

Longe línea: vestidos usados nos anos 30.

Casulo (Cocoon): Como o nome diz, a roupa parece ser um casulo que envolve e da volume ao corpo.

Tecidos

Caxemira, mohair, angorá, alpaca, tecidos bi-elástico e bordado inglês em tecidos de lã são as grandes tendências dos tecidos para o Outono/Inverno 2008.

Tecidos naturais continuam sendo os mais usados, chamados de ecologicamente corretos como, por exemplo, a fibra de bambu, composta por 100% Bambu e considerada uma malha 100% ecológica, é antibactericida e apresenta características de proteção contra os raios UVA/ UVB. Traz, além da leveza, toque suave e versatilidade, além de outros atributos próprios da fibra de bambu: Absorve facilmente a umidade, tem capacidade termodinâmica, que oferece a sensação da malha estar geladinha no verão e mais quentinha no inverno.

Os tecidos de Lã, 100% Lã de carneiro (merinos australianos), já conhecidos na alfaiataria. A lã fria é isolante térmica, mantém a temperatura do corpo de 5 a 8 graus, em média, mais baixa em comparação aos tecidos sintéticos expostos ao sol; permite “respiração” da pele, é naturalmente elástica e não amassa. A lã está ganhando espaço nas coleções femininas, inclusive no verão.

Os tecidos não naturais também serão usados apesar de não serem divulgados da mesma maneira que os naturais. Os tecidos de viscose com elastano, crepes, sedas e cetins, continuam fazendo parte da cartela de tecidos.

Uma tendência forte em tecidos é a mistura de fibras na fabricação, um exemplo disto é o jeans com fios metalizados, lurex, mistura de fios metálicos a quase todos os tipos de tecidos.

Cores

O preto é a cor que predomina nesta estação. Acompanhado pelo cinza e pelo branco, estas três cores em todas as suas tonalidades, desde a mais clara até o tom mais escuro.

Para quebrar o gelo, cores fortes como o vermelho, cereja, pink, amarelo, laranja.

Violeta em todos os tons, acompanhados pelos verdes e azuis.

Veja a cartela de cores pantone para o inverno 2008.

Temas

Nos desfiles internacionais, e atualmente nas vitrines das grandes marcas, os temas são variados, com o foco principal no estilo de cada uma. As marcas nacionais estão investindo em temas que exaltem a preservação da natureza, seguindo esta linha, os tecidos naturais continuam sendo uma boa opção. Temas como: Country urbano, Romântico, sport chic, militar. Medieval, Países gelados, Volta ao passado.

Acessórios

Boinas, chapéus, bolsas grandes, cachecol, tudo muito bem elaborado dentro das tendências e dos temas de cada coleção.

Estamparia

Os tecidos que imitam peles de animais continuam, permanecem as estampas psicodélicas, muito xadrez, tecidos listrados, com listras em vários tamanhos.

Veja as fotos - First View