sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Depois da invasão dos colares e pulseiras nas estações passadas, a grande tendência de moda do Inverno 2008 Europeu são as boinas, chapéus, fitas,etc.

A filosofia dos anos 50 está de volta e parece querer trazer consigo – com força máxima – os laços, flores, chapéus, penas e até as fitas de cetim para usar na cabeça. A escolha é variada e, em uma época em que existe uma verdadeira “obsessão” pela diferenciação, este acessório pode funcionar perfeitamente como complemento para tornar uma roupa diferente, original e apelativa. Isto porque estes acessórios são ideais para dar cor e sugere algum divertimento a uma estação marcada pela invasão do preto nos guarda-roupas.

Elegante ou descontraído, o chapéu e a boina são os must-have da estação Outono-Inverno 2008. O segredo? Provavelmente porque a versatilidade deste tipo de acessório combina com qualquer tipo de roupa e é apropriado não só para os momentos de lazer, mas também para ocasiões de cerimônia.
Mas, ao contrário dos demais acessórios para usar na cabeça, quando se fala de um chapéu ou de uma boina, temos que levar em conta algum know-how, de forma a privilegiar o bom-senso e equilíbrio.
- Rostos largos não combinam com chapéus pequenos, gorros ou boinas apertadas.
- Rostos pequenos tornam-se “invisíveis” com chapéus muito largos ou vistosos.
- Formatos de rosto diferentes combinam com chapéus que primem também pela diferença.
- Modelos arredondados suavizam rostos com traços angulosos, enquanto os de forma geométrica favorecem o rosto redondo.
- Ainda levando em consideração a forma, os chapéus com abas ficam melhor em pessoas com cabelos curtos, médios ou presos.

As flores também aparentam ser uma opção válida para as pessoas mais extrovertidas e originais. De vários tamanhos e formas, este acessório dá um ar jovial e alegre na produção, assim como alguma sofisticação. Da mesma forma, as tiaras, faixas e lenços devem continuar em alta nas coleções de Primavera/Verão 2009. Numa influência forte dos anos 60 – quando esses acessórios eram “um objeto de desejo” – a marca internacional Chloé apresentou-os como uma alternativa que parece ter arrecadado o estatuto de “fashion”.

A palavra de ordem – quando se fala de moda – deve ser sempre: “simplicidade”, e embora os acessórios para a cabeça sirvam como uma forma de “chamar a atenção”, os mesmos podem ser usados de maneira discreta. Para isso, devemos saber escolher os tons ideais. Sendo assim, o mais sensato será optar por cores próximas do tom do cabelo ou neutras, que chamem menos à atenção, além de combinarem com qualquer tipo de roupa.

Para não errar no visual, basta apenas não se exceder na mistura de estilos ou excesso de detalhes. Se a decisão é enfeitar a cabeça, o vestuário escolhido deve ser o mais discreto possível. Dessa forma, os acessórios, quando bem combinados, podem ser considerados como “a cereja do bolo” de uma indumentária perfeita.