sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

OUTONO / INVERNO 2008

A moda feminina para o inverno 2008 olhou um pouco para o universo masculino. Faz sentido, em um mundo onde moda é globalizada e a alfaiataria é a grade estrela da vez. A cópia e a produção em massa de tendências são cada dia mais acessíveis, o que propicia a valorização da “coisa feita a mão” e da excelência de bons acabamentos. Assim, o que vemos são cortes perfeitos e peças com estruturas novas e inusitadas: roupas de modelagem geométrica e a presença de origamis (como os da Dior, alta-costura e prêt-à-porter). Além disso, os balonês cedem lugar à tendência “oval” O chamado “egg shape” surge em saias, vestidos e arredondados casacos.

Apesar de toda a influência de cortes masculinos, ainda assim a moda é super feminina, prática e ultra-usável. Algumas marcas optaram por volume nos ombros, isso vem aparecendo cada vez mais.




O xadrez foi feito par o inverno! capas e casacos trespassados masculinos. Meias e chapéus. Chiquérrimo!!! Xadrezes maximalistas , muito preto e alguns brilhos, malhas de lã, “leggs” escuras.

Peças que alongam pernas, braços, a silhueta é bem fina e comprida (calça skinny, botas?). Tecidos maleáveis e aderentes, como a lycra.





Uma abordagem ultra-moderna do Barroco, cheia de misteriosas nuances e dandies citadinos. Roupas estruturadas, com ombros e cinta marcados.
Linhas direitas para calças e saias.
Golas altas e amplas, camisolas, coletes e acessórios em lã, em contraste com o lustro do tafetá e do cetim.
Sobretudos, casacos tailleur e jaquetas são as peças mais importantes desta linha, que balança entre o glamour feminino e o estrutural rigído.



Linha inspirada na civilização asiática, nos seus rituais ancestrais.Delicadeza e fluidez para os tecidos, aspecto ultra-contemporâneo das linhas do vestuário, com pormenores como dobras e pregas de influência dos trabalhos em origami .
Efeitos assimétricos em calças, casacos e golas.
Brinca-se com o contraste entre o look desportivo e os tecidos clássicos. De salientar o uso da malha jersey lurex , de aspecto brilhante.
Casacos de ombros acentuados, mangas reglan , golas trabalhadas e assimétricas. Calças tufadas na coxa, tipo cavaleiro, cintos e écharpes drapeadas; jaquetas e boleros, golas com pêlo e pespontos nas costuras exteriores.


Fusão dos elementos clássicos do jazz, os momentos de improviso descontraídos dos tempos livres, o optimismo e não conformismo.
As misturas dos desportos radicais e estilos citadinos.

As proporções em destaque grande/curto e justo/largo. Uso de materiais técnicos.
Os básicos desportivos, trabalhados de forma chic e feminina, resultando um look descontraído.
Blusões, jaquetas, vestidos, calças, corsários e saias de aspecto estruturado. Linhas justas, cinta marcada, golas largas e altas.Tecidos técnicos, shintz e tecido gabardine, malhas e lãs; carapuços, fechos metálicos e molas de pressão.


Linha que se inspira nas tradições, no aspecto natural das coisas e da vida.

Bonitos tecidos de aspecto rústico, lã, tweads e jacquards, em combinações simples para uma silhueta flexível e versátil.

Camisolas, em lã e em malha, folgadas com amplos decotes que se podem sobrepor a sweatshirts; calças direitas e compridas; sobretudos, coletes e blusões, com carapuços, confortáveis e largos.

Cinta marcada por cintos de tecido ou em couro trabalhado. Combinação de vários acessórios: chapéus, gorros, écharpes, cachecóis em tricot. Pormenores em patchwork, tricots e golas em pêlo.