sexta-feira, 11 de abril de 2008

CINTOS INVERNO 2008

Os cintos são elementos de estilo. Obrigatório no inverno, trazem larguras diferentes e cores que se camuflam às peças.

A cintura bem marcada divide a silhueta e realça o volume arredondado de vestidos e casacos. Largos, lembrando um corselete, finos e em materiais variados, os cintos são os acessórios da vez.
No redesenho de silhuetas, o corpo feminino retoma as curvas, e a cintura marcada dá sinais de que a moda aposta em formas definidas e sensuais para o inverno 2008. Nessa construção da anatomia de estilo, o cinto é o acessório da vez e, em uma diversidade de largura, materiais e cores, aparecem nos looks mais importantes da temporada. Designers italianas como Miuccia Prada na Miu Miu, Alberta Ferretti, Anna Molinari e Consuelo Castiglione para a Marni ajustaram as roupas de forma “balão” com cintos simples, de largura média e camuflados nas cores dos tecidos. Eles simples mais como elemento de estilo do que acessório da coleção. A consultora de moda Helen Pomposelli diz que o cinto é importante na construção do visual e, dependendo da largura e da cor, ajuda a alongar a figura feminina. “Cintos médios e em cores de pouco contraste com a roupa criam visual equilibrado”, afirma. A especialista comenta ainda que os largos disfarçam as imperfeições quando usados mais frouxos.

Cintura de Princesa

Contudo, peças agigantadas, parecidas com corseletes afivelados, apareceram afunilando
cinturas . Confeccionados em couro, elástico a até aço, criam curvas em trajes estruturados, como casacos de lã e vestidos de couro. A professora de moda contemporânea as peças ajustam a silhueta ajudam a compor uma mulher guerreira e poderosa, aproximando a moda de imagens fetichizadas. “O homem em geral é tímido diante de certos trajes e acessórios vistos na mulher. Mas se ele aceita a provocação, poderá imaginar uma Circe contemporânea seduzindo-o dia e noite”.

A cintura marcada também recriou uma estética militar. Embora tenham ganhado fivelas futuristas a couros exóticos e texturizados, essas peças traduzem um novo rigor formal. Quando associados às reminiscências do prêt-à-porter da década de 1970, rejuvenescem os suits ajustados ao corpo a fazem as saias retas, de comprimento logo abaixo do joelho, parecerem mais femininas e sensuais do que realmente são. Independentemente do estilo e indiferente às larguras ou cores, é certo que aquilo que uma vez foi titulado como acessório ganha a alcunha de peça-chave na lista do “tem-de-ter” da próxima estação.